sábado, 13 de janeiro de 2024

O Solitário e seus próprios interesses

 


É nítido ver como um coração solitário e marcado por abusos e sofrimentos, quando não curado, busca seus próprios interesses. Para quem esta bem perto é fácil de enxergar uma alma assim.

É aquele alguém egoísta, egocêntrico, que está tão mergulhado em si mesmo, que não percebe com quanta insensatez está agindo.
É aquele alguém que precisa constantemente estar mostrando sua opinião, impondo suas vontades, controlando totalmente as situações, e buscando aprovação.
É aquele que se esforça tanto usando máscaras em todo tempo, que nem sabe mais quem é.
Aquele alguém que contempla a si mesmo o tempo todo e por isto, sem perceber, nunca reflete Cristo, mas usa Cristo como um degrau para subir e mostrar a si mesmo.
É aquele alguém que despreza aquilo, ou aqueles que não lhe trazem mais benefícios, que não o enalteça.
Porque se energiza constantemente com pessoas, ambientes e coisas novas, onde pode receber aplausos, "admiração", ter controle e poder.
Este alguém, na verdade, tem uma tristeza tão profunda, uma essência tão machucada que não se deixa curar, pois para isto, teria que se expor, teria que abrir o saco de lixo dentro da sua alma e despejá-lo para fora sem medo, teria que esalar publicamente o mal cheiro cheio de moscas das suas verdadeiras intenções, mostrar suas trevas, declarar bem alto as suas maldades, e ficar de frente com o quão cruel é.
E isto, que seria sua libertação e cura, infelizmente também é seu maior medo. Medo de perder sua identidade construída baseada em seus próprios pensamentos, seus "esforços", suas resignificações, medo de perder sua reputação, e se alto declarar e reconhecer ser um perdedor. Isto para ele seria sua destruição. Entretanto, engana-se, pois seria sua cura mais profunda, sua ressurreição, e seu maior testemunho.
Porém, o orgulho tão atado em sua alma, faz este alguém crer que está na direção certa. O cega de tal forma, que não vê que o caminho que esta seguindo, embora para ele seja uma miragem perfeita, é na verdade um caminho de perdição e morte eterna.

Ainda há tempo de voltar, ainda há tempo de se curar. Ainda há tempo de rasgar as vestes sujas e deixá-las para se vestir do novo homem.
Mas ele não quer...

Texto inspirado em Provérbios 18

‭‭"O solitário busca o seu próprio interesse e se opõe à verdadeira sabedoria. O tolo não tem prazer no entendimento, mas apenas em externar o que pensa. Com a maldade vem também o desprezo; com a desonra vem a vergonha." Provérbios 18:1-3


Com amor... Débora Sanches