sexta-feira, 28 de maio de 2021

O casco do Ego

 


Hoje quero falar sobre quando a pessoa acredita estar agradando a Deus, acredita mesmo estar fazendo tudo certo, e tem certeza que é uma pessoa correta, sensata, de boas ações, decidida. 

Pensa tudo de melhor sobre si mesma. É segura de si e de suas convicções. Lê a bíblia, ora, é ativa em sua igreja, em sua comunidade e vizinhança, e acha ser a pessoa chave da família, que, sem ela, tudo desmoronaria, pois ela é a escolhida, a preparada, a capacitada.
Enfim, em outras palavras, a pessoa egocêntrica, individualista, narcisista, egoísta, insensível, e que acredita ser admirada, e até é, mas só na primeira impressão, antes de ser conhecida mais profundamente.

Este tipo de pessoa tão ferida e marcada, que fez das feridas e marcas que sofreu, não cura e cicatriz, mas um casco. Um casco tão duro e impenetrável que ela mesma acredita que tudo de ruim que já sofreu a transformou e a moldou para hoje ser quem ela acredita ser, "a melhor".

Um casco que impede ela mesma, de ver o quão morta ela está por dentro, o quanto de veneno em forma de desrespeito, que ela joga e transborda em cima daqueles que estão mais próximos, os aprizionando, os sufocando, os dilacerando, e tentando os matar pouco a pouco, competindo, menosprezando, e não apreciando. Este casco está até sobre seus olhos, por isso, ela não vê. E, se, alguém tenta quebrar o casco, é atacado e coagido a tal ponto, de ter que recuar, pois, os argumentos da pessoa cascuda, são fortes o bastante para fazer quem está tentando á ajudar parar para não ser machucado também.

É o tipo de pessoa que sabe agredir com palavras, boa em persuasão, que aprisiona. Pessoa que precisa de oração, mas também jejum. "Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum."
Mateus 17:21

É o tipo de pessoa que esqueceu, que os olhos do Senhor estão em todo lugar, e vê realmente tudo, as mentiras, as traições, infidelidades, as grosserias, as manipulações, as fofocas, a ira, a soberba, a idolatria do ego e as maquinações do coração.
"Os olhos do Senhor estão em toda parte,
observando atentamente os maus e os bons."
Provérbios 15:3

É triste pra quem está nesta posição, e, infelizmente, também é triste para as que tem que conviver e suportar isso, pois  a pessoa tóxica rouba a energia, e rouba a alegria de quem está perto.

Em Mateus 15:8 está escrito: "Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim."

É o tipo de pessoa que não pede perdão, não se humilha diante de Deus, nem dos homens, nunca se ajoelha para orar, se derramar, se deixar envolver pela glória de Deus, por ter o intelecto no comando, e a mente já cauterizada, não se submete a ninguém.

Nas pessoas assim o casco precisa ser quebrado por elas mesmas, mas é duro, é preciso do espiritual, da psiquiatria, e da psicologia agindo junto. É um processo longo, para não dizer sem fim, onde todo dia,  é dia de transformação e de querer permanecer na cura para não voltar a traz.(Porque é muito fácil voltar).

As consequências chegam, pois tudo que o homem planta, ele semeia.
"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7

Se você é uma pessoa assim, não se ofenda endurecendo ainda mais o casco, mas se abra para mudança,  quebre de uma vez por todas o casco, enquanto ainda há tempo.
"Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele." Apocalipse 2:5

Mas, se você convive, e é prejudicado por pessoas assim, respire fundo, busque alívio em Deus para seus dias sufocantes, olhe para seu Pai que tudo vê e se acalme nos braços dele, espere que o socorro virá, renove as suas forças no seu Pai, e saiba que ele te livrará. "O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra." Salmos 121:2


É isso...