terça-feira, 4 de outubro de 2022

Independência


Deus fez tudo tão perfeito, gostoso, prazeroso, mas o pecado destruiu tudo.

Destruiu, e continua destruindo a mente humana a cada dia em que o homem quer sua independência de Deus para ser seu próprio deus, e cada vez que o homem se torna cego sendo mais e mais religioso. Fala-se de Deus, acredita-se estar fazendo a vontade de Deus, mas para muitos, é só rótulo, e fuga da verdadeira responsabilidade e do que realmente importa, cumprindo tabela e agradando a seu próprio coração. Revivendo ciclos.


Deus fez o mundo, fez o jardim do Eden para ser desfrutado, apreciado, vivido, há tanto para se aprender em Gênesis! Deus fez o homem e a mulher, fez a família, um lugar de delícias, para se curtir, aprender, se moldar, desfrutar, estar, crescer, prosperar e aprender. Mas o homem, teima em fugir de tudo o que é bom para ele, mesmo tendo sido criado por Deus, e sempre quer fazer do seu jeito, tem tudo que precisa e até mais, porém, sempre quer comer do fruto proibido.
O homem quer sua independência do cônjuge, dos filhos, quer estar com o coração mais fora do que dentro de casa, isto que é aprendido desde cedo. Parece que realmente lá fora, tudo é melhor, pois as pessoas não te conhecem na intimidade, na essência, não veem você pecar, não sabem dos seus distúrbios e desequilíbrios, só navegam na superfície, e é mais fácil viver assim, pois assim, o ser humano se sente um rei/rainha, sem julgamentos.
Muitas pessoas, não tem referência do que é ser um lar e nem querem aprender, pois percebem que é um lugar de descontrução e contrução, um lugar trabalhoso, lugar de exposição, lugar de quebrantamento, humildade, constantes mudanças e decisão.
Muitos casam para seguir tabela e serem mais respeitados lá fora, mas nunca entenderam e nem sabem o que é ter esta aliança, ou honrar evidentimente este pacto.
Fazem alianças com outras coisas, com muitas outras pessoas, e lançam fardos enormes em suas proprias casas, lançam um vazio, e culpa, desequilíbrando totalmente um lugar que foi feito para ser leve, abençoado, valorizado, completo e muito bem equilibrado.


Meu coração muitas vezes fica bem apertado de perceber que isto é o mais comum nos tempos atuais. Hoje, ele tá assim... doendo.


Muito se fala em sair, fazer coisas para Deus, ganhar o mundo, cumprir o ide, trabalhar, fazer dinheiro, prosperar, ajudar o próximo, mas pouco se fala sobre amar a sua casa, honrar sua família, aqueles que moram com você (não é ensinado o que é honra literalmente), ou sobre se entregar por sua esposa, discípular seus filhos, estar presente de fato e de verdade no lar, sendo cura, segurança, agregando, somando e não subtraindo.
Cada dia mais entendo que coisas simples e que perderam o valor para muita gente, é o que mais agrada a Deus e nos faz cumprir o propósito para que fomos criados nesta terra, e o diabo astuciamente distancia o homem disso, pois este é o seu plano desde da criação. E o homem aceita bem isso, porque agrada sua alma.


Fazer as refeições juntos, passar um dia inteiro se abstendo do celular que trás todo dia, tanta e todo tipo gente que não pertence a sua casa, a estar lá dentro, no quarto, na sala, no home office, no banheiro , no carro, e até na cama. A casa é totalmente invadida todos os dias, em todos os horários por pessoas de fora através do whatssap ou de redes sociais, e a família que mora ali, cada vez mais é esquecida, colocada para depois, e depois, porque responder uma mensagem, terminar de ouvir uma, ou assistir um vídeo, tem sido mais importante, pois é o "urgente".
Coisas simples como assistir filmes, ou séries juntos para relaxar,  ler livros antes de dormir, ter a família indo dormir no mesmo horário, ter conversar sobre a vida, coisas do dia a dia, perguntar sobre o dia do outro, ou sobre as dores/medos do outro e valorizar e não desprezar, orar junto todos os dias (orar e também receber oração), brincar com os filhos, desfrutar do quintal, ir na loja de brinquedo, tomar sorvete sem ficar falando que faz mal, zelar pela casa, cuidar dela, zelar pelo principal relacionamento que é com os de dentro, sentar, se reunir para alinhar as finanças, a vida familiar, fazer e saber planos...  então, estas e muitas outras coisas deste tipo, se tornaram sem valor, se perderam.
E assim caminha a humanidade para cada vez mais longe do propósito inicial, achando estar certo o fazer tudo errado.

Hoje, oro para Deus dar forças à aqueles que buscam entender a verdadeira força das coisas simples e vive-las de fato, que sabem o quanto elas fazem a diferença no mundo, e trazem o Reino a esta terra. Parece louco, mas é real.
Oro para Deus nos dar forças para seguirmos firmes, nos renovando Nele em meio a este mundo caótico e desajustado. Só com Ele, e só Nele, quem quer pagar o preço, volta a essência.

C/ amor...
Débora Sanches Araújo

Minha reflexão da noite!