quinta-feira, 15 de julho de 2010

JOVENS QUE FIZERAM A DIFERENÇA




No livro de Daniel capítulo 1

1º - Percebi que aqueles quatro rapazes tinham características que os fizeram ser selecionados junto com muitos outros jovens, para estar no palácio:
-Eram de linhagem real e dos nobres;
-Formosos de aparência;
-Instruídos em toda sabedoria;
-Sábios em ciência;
-Entendidos no conhecimento;
-Tinha habilidades para viver no palácio (afim de que fossem ensinados nas letras e na língua dos caldeus) Daniel 1.4

2º O rei determina o alimento daqueles jovens.
* Rei = simboliza = Diabo ou mundo que determina a comida do nosso tempo... ( o mundo jaz no maligno) O que ouvimos, o que seguimos, fazemos e acreditamos; moda, ensinamentos, comportamentos,etc.

3º Filhos de Judá: seus nomes são trocados pelo chefe dos eunucos:
Daniel para Beltessazar
Hananias para Sadraque
Misael para Mesaque
Azarias para Abede-Nego

Daniel: Deus é meu juiz / Beltessazar: Que o Deus Baal proteja o rei
Hananias: Meu Deus é misericordioso / Sadraque: Amigo do rei
Misael: Anjo bom que guarda o céu / Mesaque: De aparência escura
Azarias: Aquele que o Senhor ajudou/ Abede Nego: servo do nego/ Nebo

Daniel decidiu não se contaminar com o manjar do rei.
Prefere comer legumes e beber água ao invés da comida e do vinho do rei.
Que resultou que ao fim de dez dias estavam mais fortes, mais gordos, mais bonitos que os outros jovens que comiam da mesa do rei e suas iguarias.

Acredito que a Palavra de deus, seus ensinamentos nos deixa fortes. (faça o teste 10 dias lendo a palavra, orando, louvando, sem parar, buscando a face de Deus)rs

Todos os outros jovens comeram de uma mesma comida. Que comida era aquela q o rei se alimentava?
Jovens comendo da comida que o mundo oferece.
O que enche os olhos (cobiça) alegra momentaneamente coração (vinho), prazer sexual, homossexualidade, etc.

Acho que no caso de Daniel, talvez o problema não estivesse somente no alimento (literalmente falando), mas talvez na comunhão, no partir do pão, nas conversas, trocas de experiências, competição... não sei...
Provérbios 13.20 diz: “Anda com os sábios e se tornará mais sábio ainda, mas o companheiro dos tolos perecerá.”
Salmos 1.1-3 diz: ”Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor(comida que alimenta o espírito) e nela medita de dia e de noite, pois será como árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cujas as folhas não caem, tudo quanto fizer prosperará.
Mateus 4 Jesus responde a satanás assim no versículo 4:”...nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”

Enfim, nós podemos e é claro que podemos ter contato com o mundo, com aqueles que não conhecem Jesus, mas o fato é não se associar, não participar de seus pecados, ser um influenciador e não um influenciado.
Podemos estar também morando em “Babilônia” mas nem por isso precisamos agir como babilônicos.
Claro que nossa posição é o cumprir o Ide, pregar o evangelho, levar as boas novas de salvação esse é nosso chamado. Mas entendo que o segredo para que isso aconteça é espiritual como diz em Romanos 12.1-2 “...para que experimentemos qual seja a boa perfeita e agradável vontade de Deus.”

Que planos Ele tem pra nós como jovens nesse tempo?
. Daniel foi usado e discerniu sonhos; aqueles 4 amigos foram usados para revelar o verdadeiro Deus para aquele rei pagão e aquele povo.
(Boa, perfeita e agradável vontade de Deus)

Daniel 1.17-21 – nos mostra que a busca pela palavra de Deus trás sabedoria e conhecimento o que trás honra.
No capítulo 2 – o rei tem um sonho que os outros sábios não conseguem interpretar e por conta disso quase aqueles 4 amigos são mortos junto com todos os sábios.

Mesmo buscando a palavra, situações difíceis vão acontecer. MAS DEUS DA O ESCAPE.
Capítulo 2.17-19 – Além da busca a palavra e conhecê-la, come-la, temos que orar. Buscar discernimento, buscar a face do pai, interceder.

Capítulo 3 – a fornalha. Não é fácil não se curvar diante das “estátuas” e obedecer aos “decretos” desse mundo. Daniel 3.5-7
Ao som das buzinas, pífaro, sambuca, saltério, harpa, gaita de foles, toda sorte de música (esse seria o sinal0 todos os povos, nações e línguas se prostariam e teriam que adorar a estátua de ouro.

Qual sinal temos ouvido chamando a nos prostrar diante da “estátua de ouro”?

Nem todo mundo vai gostar de nossa posição de não se curvar, de não comer o que o mundo oferece, e isso tem conseqüência afinal o diabo quer nossa cabeça, não se conforma com uma geração que tem se levantado servindo a Jesus com intensidade, dizendo não para as obras do mundo. Muitas vezes também passamos por “fornalhas” situações difíceis, mas o propósito e se manter firme, pois assim com em Daniel e seus amigos, maior é Aquele que está em nós. Ele Nosso Deus, nos trouxe a esse mundo com uma finalidade, nos deu um chamado.
Vamos cumpri-lo? Por outro lado temos o poder de escolher, os prazeres de mundo são tantos, variados, mas momentâneos. Podemos decidir.

Vamos decidir então não se contaminar, mas influência, vamos levar a palavra, a vida, vamos levar Jesus, a verdadeira alegria, a razão pra viver.
Vamos ser fortalecidos através do alimento da palavra e fazer Jesus conhecido aos nosso amigos, colegas, familiares,... Vamos?


Esse é o tempo... e nós somos a geração.
Vamos fazer a diferença?

Por DéboraPSAraujo