quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Para quem você oferece o melhor?


Ouvi de alguém algo com um respaldo e revelação bíblica que realmente tornou isso mais forte em meu coração. Algo simples.
Se trata daquela passagem bíblia de Mateus 17, onde Jesus escolhe 3 discípulos e os leva em particular para um alto monte, e ali Jesus foi transfigurado diante deles, sua face brilhou e suas roupas se tornaram brancas como a luz, naquele momento também aparecem Moisés e Elias, e a própria voz de Deus falando sobre seu filho.
Jesus estava revelando algo muito precioso e especial para eles.
Este acontecimento tem muitas interpretações lindas, revelações e ensinamentos preciosos; mas, algo que quero focar agora é...
Jesus não levou todos os discípulos, mas com certeza levou aqueles 3 mais chegados, mais íntimos, e lá, naquele monte revelou algo lindo, seu rosto resplandece com tamanha glória e presença do Pai, suas roupas muito brancas, e tudo o que aconteceu, que fez com que Pedro não quisesse nem mais ir embora dali, pensou em fazer tendas para todos os que estavam ali, pois foi isso que disse para Jesus.
Entre outras coisas, aprendi neste trecho da bíblia, que Jesus oferecia sempre o melhor de si áqueles que eram seus mais chegados, aqueles escolhidos e que caminhavam com ele.
Até as parábolas eram contadas para ensinar a toda a multidão, porém, para os discípulos depois a sós, ele as explicava detalhadamente para que pudessem entender.
Infelizmente, em nosso dia a dia não é assim que acontece. Olhando de uma forma geral, o mais comum das pessoas é tratar sempre melhor os de fora, oferece o melhor para os de fora, e para os chegados, a familiaridade fala tão alto ao ponto de se achar que por causa da intimidade podemos fazer de qualquer jeito e o mais ou menos é aceitavel.
Exemplo: no trabalho, na igreja, com os amigos, com os de fora a pessoa é simpática, gosta de ajudar, é amigável e responsável; mas, em casa com os seus, é carrancuda, vive como se estivesse em um hotel achando ser obrigação do outro o servir, e não faz nada para ajudar, grita, trata mal, e se comporta como nunca, jamais, faria com os de fora, porque para ela, em casa tudo é permitido.
Triste neh.
Jesus nos ensina que o melhor tem que ser oferecido para os de perto, os íntimos. E, em tudo, no trato, no amor, a preocupação sobre o bem estar físico, emocional, e etc.
Que possamos melhorar e trocar essa mentalidade e atitude equivocada  de sempre oferecer o melhor aos que estao fora, e o "de qualquer jeito" para os intimos, mas parar para aprender com a Palavra da Verdade, pois ela é vida para nossa vida.